Design Instrucional

Standard

Em sua tese de mestrado, Pinheiro (2002), além de oferecer uma perspectiva histórica da EAD e tratar dos modelos de DI de Willis, Eastmond, Moore & Kearsley, oferece um modelo de DI baseado em elementos de cada um desses modelos anteriores para cursos à distância! levando em consideração,

– Estratégias para a Análise (identificação da filosofia da instituição, análise das necessidades e audiência, da gestão tecnológica da instituição , análise de mídias, de custos, definição de objetivos.

– Estratégias para o Design (definição da equipe da grade curricular, das estratégicas pedagógicas e tecnológicas e definição de cronograma)

– Estratégias para o Desenvolvimento e Implementação (produção e adaptação do material, montagem e configuração de ambientes, treinamento de professores e tutores, definição de suporte técnico e pedagógico)

– Estratégias para avaliação e revisão (definir o que avaliar e como, como será feita a revisão, avaliação da eficiência do sistema e da eficácia do curso)

PINHEIRO, Marco Antonio. Estratégias para o Design Instrucional de Cursos pela Internet: um Estudo de Caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83984/185797.pdf?sequence=1>. Acesso em:
6 abril 2014.

Já a professora Andrea Filatro explora o design Instrucional contextualizado que se caracteriza “pela ação intencional de planejar, desenvolver e aplicar situações didáticas específicas que, valendo-se das potencialidades da Internet, incorporem, tanto na fase de concepção como durante a implementação, mecanismos que favoreçam a contextualização e a flexibilização.
O fato de pensar no DI como um fractal em vez de uma série de ações vistas separadamente e em momentos distintos dá muito mais dinamismo ao modelo de DI.

FILATRO, Andrea & PICONEZ, Stela. Design Instrucional Contextualizado. 2004. Disponível em <http://ead.opet.net.br/conteudo/ead/Moodle_2.0/pos_graduacao/MBA_educ_dist/prat_tutoria/PDF/LEITURA_3_aula_2.pdf>. Acesso em: 6 abril 2014.

Anúncios

One thought on “Design Instrucional

O seu comentário faz toda a diferença e enriquece as interações. Deixe aqui suas considerações.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s