Educação Hibridizada

Standard

Uma tendência irreversível de hibridização do ensino/aprendizado, utilizando o presencial e o online de forma flexível nos processos, no tempo. O modelo blended será o grande modelo do ensino/aprendizado nos próximos anos porque se utiliza do presencial para a criação de comunidades e proximidade e também do online para as atividades em que o aluno produz melhor digitalmente.

O blended também pode significar intercalar espaços dentro da própria escola.

Excelente discussão do Prof. João Mattar e Moran.

Aqui meu comentário no Youtube sobre o vídeo,

O que mais me chamou a atenção nessa discussão e que venho abordando com os colegas é o fato de que muitas vezes consideramos que modelos híbridos referem-se apenas ao digital/presencial, mas, de fato, temos que pensar na hibridização dos espaços do aprendizado, estendendo a sala de aula para além das quatro paredes, para outros espaços, sejam eles físicos ou digitais, para enriquecer as experiências de aprendizado. Cada vez mais, nós, educadores, temos que estudar neurosiência e suas aplicações na educação para entendermos a importância dessa discussão do híbrido em várias dimensões para o aprendizado.

Em um vídeo da Khan Academy sobre modelos híbridos, há uma referência interessante sobre o papel do professor e a mudança pela qual passa em um ambiente blended:

No vídeo abaixo, há exemplos de escolas americanas adotando o modelo híbrido:

https://pt.khanacademy.org/partner-content/ssf-cci/sscc-teaching-blended-learning/sscc-blended-case-studies/v/sscc-blended-summitteach 

Na Summit Public School, há a ideia de

  • Tempo personalizado para o aprendizado – uma hora por dia em que os alunos escolhem o tema que estudarão e se dedicam autonomamente a ele; quando o aluno está pronto e sente que entendeu o assunto, coloca o nome no quadro para uma avaliação e o professor libera a avaliação para o aluno; é um incentivo para o aluno ser auto-direcionado, buscar respostas e ser desafiado naquilo que quer aprender.
  • tempo para projetos” em que os alunos desenvolvem competências para concluir com sucesso projetos; trabalham em grupo e o professor facilita o processo
  • ensino em equipe – professores dão aula juntos e trabalham os pontos que são fortes no seu ensino; se especializam mais em suas áreas de interesse e expertise, pois complementam o ensino um do outro
  • Sextas de coaching em que os professores guiam os alunos em seus processo de aprendizagem. É uma extensão do conceito de tempo personalizado para o aprendizado, mas, nesse caso, os professores têm encontros individuais com os alunos para guiá-los em suas trilhas de aprendizado e também para dar-lhes feedback individualizado.

Na escola KIPP LA, a professora menciona que por causa do sistema blended tem a possibilidade de ensinar em grupos pequenos enquanto certos alunos trabalham em plataformas adaptativas; mesmo quando os alunos não estão com a professora, continuam aprendendo em plataformas online, com apps que trabalham com o desenvolvimento de diferentes habilidades. A professora também menciona como impacta o aprendizado do aluno com tecnologia em diferentes formas e momentos quando, por exemplo, consegue obter dados instantâneos de sistemas digitais de avaliações, podendo fazer as intervenções pedagógicas necessárias. Faz parte da cultura do KIPP LA utilizar tecnologia para maximizar ganhos de aprendizado, mas mantendo formas tradicionais de ensino onde são necessárias e eficientes. A essência do projeto educacional da KIPP LA é desenvolver nas crianças valores e caráter (valentia, gana, honra e reflexão)

No caso do Navigator Schools, os elementos pedagógicos essenciais são:

Screen Shot 2014-06-20 at 5.16.18 PM

 

 

A premissa básica de ensino é instruir-avaliar-reagrupar. Também se preocupam com a ideia de “whole-brain learning”, quer dizer, fazer com que várias partes do cérebro sejam ativadas durante o processo de aprendizado por meio de movimento, canções, atividades com pares, repetição, entre outros.

A grande questão? Como fazer com que o professor faça a transição de um sistema tradicional do professor na frente fazendo preleções para um sistema híbrido, mais flexível e descentralizado?

Os próprios professores têm que acreditar no processo e se “apoderarem” dele. É importante assistirem aulas e aprenderem com outros professores, estarem abertos ao erro e tentar resolvê-los inclusive com o feedback dos próprios alunos. A inovação também deve fazer parte da cultura docente para que essa transição ocorra e seja implementada


 

Algumas referências sobre a sala de aula invertida (The Flipped Classroom), que também tem como pressuposto um modelo híbrido de ensino/aprendizado.

http://www.washington.edu/teaching/teaching-resources/flipping-the-classroom/
http://ctl.utexas.edu/teaching/flipping_a_class/how_to_flip


 

Crossposted no http://carlaarena.com/modeloshibridos/

Anúncios

One thought on “Educação Hibridizada

  1. Eneida Coaracy

    Muito interessante assistir este video em que os profs. Mattar e Moran conversam sobre modelos de educação semi-presenciais e híbridos, especialmente sobre o espaço físico do ensino se abrindo para o espaço virtual integrado e fora da escola. Conhecer os modelos de ensino adotados na Summit Public School, Kipp LA e Navigator’s Teaching Mode, com também os fundamentos da idéia de ‘Flipped Classroom’, foram enriquecedores para mim. De uma forma geral, essas propostas incentivam o aluno a aprenderem utilizando plataformas online e apps que focam no desenvolvimento de habilidades de aprendizagem diferenciadas. São modelos realmente muito mais ‘student-centered’, que não excluem mas diminuem a ênfase nos modelos tradicionais de ensino, com o professor comandando tudo !

O seu comentário faz toda a diferença e enriquece as interações. Deixe aqui suas considerações.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s